Currículos dos participantes e parceiros


CLUBE DO MEIO ARTÍSTICO

RELEASE E HISTÓRICO DO CLUBE DO MEIO ARTÍSTICO E DO EVENTO

 “Clube do Meio” (A partir de 1977) Hoje: “Clube do Meio Artístico”(Empresa desde 2007). Jotacê Cardoso começou o “Clube do Meio” no município de Pirapozinho – SP, com seu violão e um grande terreno na casa de seu pai no ano de 1977 e já se vão 33 anos, com ele estavam os amigos poetas, parceiros de composições musicais, artistas de todas as áreas e amantes da arte e cultura residentes na cidade e nos municípios vizinhos.
O primeiro show musical foi realizado no Anfiteatro da FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) em Presidente Prudente - SP, hoje UNESP (Universidade Estadual Paulista) , no dia 07 de Dezembro de 1979: “ Jotacê Cardoso e o Grupo Clube do Meio” – Show “Limites do Estranho”, promoção do Diretório Acadêmico da FAFI, e o Cine Clube da FAFI.  A partir daí notou-se o verdadeiro tema da equipe: “Artes integradas”.
Em todos os lugares que o grupo Clube do Meio passava, divulgavam todas as formas possíveis de cultura. Qualquer praça de cidades vizinhas, fazendas e vários locais, tocavam e cantavam coisas de contexto cultural, sempre a equipe divulgando bons livros, filmes, Gibis, a arte de desenhar, movimentos culturais, artesanato e música. Tudo sem apoio oficial ou patrocinadores. Os próprios componentes adquiriam materiais e assumiam os gastos em geral. Foi totalmente ação voluntária.
Com o passar do tempo viu-se o desenvolvimento de tudo isso, o “Grupo Clube do Meio” tornou-se uma ideologia de Cultura. Onde manifestava toda forma artístico-cultural. O nome Grupo Clube do Meio passou a ser usado para qualquer atividade do grupo e não só para a música. Se pesquisarmos historicamente foi a primeira ONG de cultura em uma época que essa sigla ainda nem era usada.
Em 15 de maio de 1980 realizou no Teatro da APEC (Hoje Unoeste), o Show “Limites do estranho II”, ainda usava o nome: “J. C. Cardoso” e o Grupo Clube do Meio. (Posteriormente mudou-se para “Jotacê Cardoso”).
No dia 29 de junho de 1980 realizou-se mais um show no Recinto de exposições de Presidente Prudente intitulado “FICA 80” (Limites do Estranho III). Outro show ocorria no ano de 1980, no dia 14 de novembro “Terra Submersa” que acontecia no Teatro Municipal Procópio Ferreira no município de Presidente Prudente – SP.
A produção musical de Jotacê Cardoso nesse período inicial entre 1977 a 1983, foi a mais fértil de sua carreira. Compôs a média de cem músicas entre canções e instrumentais. Vários poetas deixavam seus trabalhos para que fossem musicados. Jotacê Cardoso passa a responsabilidade de cuidar do Clube do Meio Artístico ao produtor cultural: Renato de Jesus, hoje - Jesus de Burarama (Caipirólogo) que se deu no período de Setembro de 1981 a 1984.
No período de Janeiro de 1982 , quando chega a São Paulo – SP, até 2004, quando retorna a residir em Presidente Prudente - SP, adquire em suas atividades profissionais a experiência de: editor de partituras, arranjador, Pianista, Professor de música, elaborou os primeiros cursos de tecnologia musical e programação de sintetizadores, técnico de gravação digital, editor de áudio, restaurador de discos de Vinil, alem de tocar em casas noturnas atuando como violonista e pianista, fazendo seus shows ou acompanhando diversos cantores e instrumentistas na noite Paulistana.
A partir de Junho de 2007 o nome muda para “Clube do Meio Artístico” com a sigla CMA - e a nova logomarca elaborada por Jotacê Cardoso e Nelma Mélo. Torna-se uma empresa de Produções e Promoções Culturais e Artísticas, alem do item FORMAÇÂO.
A Frase que representa sua filosofia é: “Entre os amigos, fazer canções. Unir as forças, unir violões”, (Da canção: “Com canções de interior”  ou “Viajar a canção” autoria de Jotacê Cardoso).
A história do Clube do Meio Artístico e a de Jotacê Cardoso é praticamente a mesma, se fundem.
No ano de 2004, Nelma Mélo, natural e vinda de Olinda - PE se muda para Presidente Prudente com Jotacê Cardoso depois de ser convidada para coordenar oficina cultural na OCR Timochenco Wehbi. Passa a partir de então com a parceria de Jotacê Cardoso, desenvolver um trabalho cultural altamente produtivo, ambos já com experiência em gestão e produção cultural que conquista a região Oeste de São Paulo. Inicia-se uma nova fase do Clube do Meio Artístico com a fusão das culturas caipira e nordestina.

- Período Novo – (A partir de 2004 com sede em Presidente Prudente – SP)

Atividades do Clube do Meio Artístico no Período Novo:

● Jotacê Cardoso & Nelma Mélo – Show musical  “Sertão Brasil” apresentado no SESC, SECULT e em diversas entidades de cultura e em municípios vizinhos a Presidente Prudente – SP. 
● Atividades na OCR Timochenco Wehbi – Formação de público com diversos temas em aulas abertas. Oficina de incentivo a leitura infantil – Nelma Mélo – SECULT (Centro Cultural Matarazzo).
● 2010 – Produção do FENTEPP – Presidente Prudente
● 2010 – Festa da Arte, Artistas e Cultura do Clube do Meio Artístico
● 2010 – I  Mostra de Teatro Infantil Silvio Moreira
● 2011 – II  Mostra de Teatro Infantil Silvio Moreira
● 2011 – Festival Estudantil de Teatro
● 2011 – Encenação da Paixão de Cristo

Nas apresentações tivemos como parceiros os artistas:
● Dersan Magalhães – Exposição de telas elaboradas com técnica de café e pigmentos naturais e Atividade de arte com argila.
● Carlos Macedo – Exposição de esculturas em madeira.
● Juliana Scorza – Exposição de telas – óleo sobre tela.
● Silvio Moreira – Teatro infantil – Aula aberta e apresentação.
● Luiz Ramos e grupo Fina Estampa – Apresentação musical de samba choro.
● Rico – Artista plástico
● Jesus de Burarama – Exposição de cordel caipira de sua autoria e declamação de seus poemas com acompanhamento de viola caipira feito por Jotacê Cardoso.
O objetivo do Clube do Meio Artístico é principalmente abrir espaço para os novos artistas e a formação de público.


____________________________________________________________________




Nelma Maria de Santana Melo


Rua Moacyr Ribeiro dos santos, 103 – Vila Luso
Presidente Prudente – SP – CEP: 19031-200
Fones: (18) 3223-8403/ (18) 9112-0581 / (18)9649-8722
E-mail: nelma_melo@hotmail.com
Formação:
Oficinas:

Consultoria Técnica:

Produções Artísticas






















Pesquisa:

● Bacharel em Turismo - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) 1986
● Desde 2004 ministra oficinas na Oficina Cultural Thimochenco Wehbi
● Iº e IIº Fórum Cultural da UNESP
● Iº Fórum de Pedagogia da UNESP

● Conferência Intermunicipal de Cultura de Regente Feijó e Região (17 Cidades)
● Circo Teatro Rosa dos Ventos de Presidente Prudente (2006)

● Produção do XVIIº FENTEPP
17 a 22 /09/2009 – Fartura 2009 –  Organização e produção ao  lado  de  Jotacê Cardoso e com o show Sertão Brasil – Presidente Prudente
● 31/10/2009 – Caravana da  Cultura  do  Clube  do  Meio  Artístico  na  cidade  de Martinópolis – SP, com oficinas e Show.
● 24/10/2009 – Caravana  da  Cultura  do  Clube  do  Meio  Artístico  na  cidade  de Regente Feijó – SP, com oficinas e Show.
● 26/09/2009 – Caravana  da  Cultura  do  Clube  do  Meio  Artístico  na  cidade  de Narandiba – SP, com oficinas e Show.
● 29/08/2009 – Caravana  da  Cultura  do  Clube  do  Meio  Artístico  na  cidade  de Anhumas – SP, com oficinas e Show.
● 22/08/2009 – Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico na cidade de Caiabu – SP, com oficinas e Show.
● 05/06/2009 – Estréia da peça de teatro “O Maestro e a Cantora” na Vª Mostra de Teatro 2009 no Lugar das Artes na cidade de Pres.  Prudente – SP. Como  atriz e cantora.
● Show Sertão Brasil – Presidente Prudente – SP - SESC THERMAS (Março de 2009)
- Show Sertão Brasil – Pres. Prudente – SP - 100 anos de Casas Pernambucanas (Novembro de 2008)
● Show Sertão Brasil – Festa Anual da Arte de Artistas de Presidente Prudente e Região – Presidente Prudente - SP - Clube do Meio Artístico. (Novembro de 2008)
● Show Sertão Brasil – Santo Expedito – SP - AMOPONTAL (maio de 2008)
● Virada Cultural Paulista – Presidente Prudente – SP (19 de maio de 2007)
● Show para a Associação de Portadores de HIV/AIDS em Presidente Prudente – SP ( 11 de maio de 2007)
● Clube do Meio – 30 anos por Jotacê Cardoso – Teatro Municipal Procópio Ferreira – Presidente Prudente – SP (Setembro de 2006)
● Organizadora do show anual do Clube do Meio Artístico – Festa anual da artes  e artistas da região de Presidente Prudente –SP.

● Pesquisa cultural do Oeste Paulista (2006 a 2010)
● Inventário cultural da cidade de Olinda (1985 a 1986)







JOSÉ CARLOS CARDOSO-(JOTACÊ CARDOSO)

Rua Moacyr Ribeiro dos santos, 103 – Vila Luso
Presidente Prudente – SP – CEP: 19031-200
Fones: (18) 3223-8403/ (18) 8176-1784 / 9643-5008
E-mail: jotacemusico@gmail.com
Trabalhos





































Oficinas
● Mês de Agosto a Novembro/2009 – Projeto “Caravana da cultura” circulando pelos municípios do Oeste Paulista.
● 05/06/2009 – Estréia da peça de teatro “O Maestro e a Cantora” na V Mostra de Teatro 2009 no Lugar das Artes na cidade de Presidente Prudente – SP. O texto é de Jotacê Cardoso que também participou como ator/músico
● 07/05/2009 - II Fórum cultural da UNESP de Presidente Prudente – Ministrou a Palestra “A síndrome de CD Player”.
● 2007 – 2009 – Professor do curso de “Iniciação ao violão” no Espaço Cultural José Ferreira da Prefeitura Municipal de Regente Feijó;
● 2008 - Produção da Festa Anual da Arte de Artistas de Presidente Prudente e Região 2008 – Presidente Prudente - SP - Clube do Meio Artístico. (Novembro de 2008)
● 2008 - Produção da peça teatral “Biel do céu” inclusa na II Jornada de Teatro da Federação Prudentina de Teatro em 16/08/2008.
2004 a 2009 - trabalho em parceria com a cantora Nelma Mélo, apresentando-se em projetos culturais como: SESC, Virada Cultural Paulista 2007 e outros, alem de atuar em barzinhos.
● 2008 – Coordenação do Núcleo de Cultura Popular do Clube do Meio Artístico na Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi e coordenação de oficina de composição e trilha sonora para teatro popular.
● 2007 – Coordenador  - Curso “Iniciação ao violão” pela Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi em parceria com a Prefeitura Municipal de Regente Feijó – SP, na cidade citada. De 03/04 a 15/05/2007.
● 2006 26/10 – Coordenou Workshop no I Fórum Cultural FCT – Unesp 2006 “A beleza da musica popular brasileira contada o tocada pelo violão”.
● 2006 – 23 de Setembro, realizou show poético-musical-histórico sobre o movimento cultural fundado por Jotacê Cardoso em 1977. “Clube do meio-30 anos. Por: Jotacê Cardoso” realizado no Teatro Municipal Procópio Ferreira na cidade de Presidente Prudente-SP.
● 2005-Oficina Cultural Timochenco Wehbi – Presidente Prudente – SP - “Iniciação ao violão” - Março a Maio de 2005.
● 2004-Pianista – prestando serviços a Rede de Hotéis TRANSAMÉRICA, e Agência Harmonia, como Pianista e Violonista em São Paulo-SP.
● Apresentação de shows musicais com o gaitista ALOYSIO BECKER. (Vale do Paraíba).
● (Julho de 2001) pianista no São Paulo HILTON HOTEL Restaurante ARAGOSTA.
● Autoria do livro “A BÍBLIA DO MÚSICO, SEGUNDO JOTACÊ CARDOSO”
● 2004-OFICINA CULTURAL REGIONAL TIMOCHENCO WEHBI – Agosto – “ O VIOLÃO NA MPB”. Workshop.
● Desde 2004 ministra oficinas na Oficina Cultural Thimochenco Wehbi
● Iº e IIº Fórum Cultural da UNESP











Roberto Bertoncini

Avenida Washington Luis, 753
Presidente Prudente– SP – 19015-150
(18) 3221-6296  (18) 9117 9464

























● Láurea em Língua e Cultura Italiana -  “Universidade de Pisa – Título da Tesi “L’ambivalenza degl’immagine nel confronto tra culture”“ Relatore: Dott. Alfonso Iacono
● Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual Paulista – Campus Presidente Prudente
UNESP- Professor nas disciplinas “Arte na “Educação Infantil” no curso de Habilitação em Educação Infantil - 2010 UNESP - Professor na disciplina “Metodologia, Conteúdos e Prática no  Ensino de Arte –Graduação em Pedagogia , 2010  
UNESP- Professor Substituto nas disciplinas “Arte na  “Educação Infantil” no curso de Habilitação em Educação Infantil e “Metodologia, Conteúdos e Prática no  Ensino de Arte – 2009-2010
● UNESP – Professor Substituto nas disciplinas “Arte na Educação Infantil” e” Metodologia, conteúdos e prática de Ensino de Artes “2007/2007
● Teia do Saber- Professor nos programas de capacitação para professores da rede estadual de ensino – 2004/2007
● Professor de Educação Artística “Colégio Athenas” – ensino médio 1998/2004
● Professor de Arte na Rede Estadual de Cultura – Oficinas Culturais – Secretaria do Estado de Cultura – com atividades desenvolvidas em várias cidades do Estado de São Paulo 1992/2005
● Professor de Educação Artística do Colégio Anglo- Prudentino 1991/1992
● Coordenador das Oficinas de Arte da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente. 1985/1988
● Artistas plástico com dezenas de exposições
● Diretor da Escola de Samba “Independentes da Zona Leste” – 1985 até hoje
● Cenógrafo do Espetáculo Teatral “Campo Geral”, vencedor do premio “Governador do Estado”  - Melhor Espetáculo do Estado de São Paulo -1997
● Membro do Conselho da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente 1998/2000
● Colaborador do Jornal “Em dia Prudente” assinando uma coluna sobre Arte e Cultura 1999/2000



Nenhum comentário:

Postar um comentário